sábado, janeiro 28, 2006

Vidas...


Ora vou agora partilhar uma experiência pessoal, que preciso de estravazar a ver se me passa a nervoseira.
Faço viagens Porto-Lisboa com muita regularidade, do tipo 2 a 3 vezes por mês. De comboio. E nunca, mas nunca me tinha acontecido nada semelhante...
Estava eu em Campanhã e vejo uma familia - pai, mãe e 3 filhos, todos aos pinotes e com os respectivos progenitores completamente alheados se as crias estavam a incomodar os transeuntes ou não. Até aqui - tudo normal. Eu pensei - "Ai, só espero que não fiquem perto de mim no comboio, que 3 horas a aturar miudos que tem pais ainda piores q eles é mesmo muito mau..."
Quando o comboio chegou, a respectiva familia feliz afastou-se do que era a minha carruagem e eu pensei: "Fixe - vou poder ler e dormir à vontade - que três horas boas para relaxar..."
O que eu não sabia era que, pior do que três crianças cheias de energia e pais ausentes, eram grupos de quarentonas à solta vindas de um congresso não sei de que no Porto!!! Ah pois - registem: entre 3 crianças aos berros e aos pulos e 4 ou 5 quarentonas à solta, vindas de um congresso - optem pelas crianças, que pelo menos ainda fazem umas coisas com piada e não insultama vossa inteligência.
Pois bem, uma delas ficou mesmo ao meu lado - que é para eu não ter a minima hipótese de perder pitada. Ao meu lado mas de costas para mim, virada para as respectivas amigas. E a viagem foi toda num constante sobressalto entre risinhos estridentes, vozes altas a contar episódios sem a minima piada e uma ou outra cotovelada e encosto de ombro à minha pessoa.
Quem me conhece sabe bem que, se eu quiser, consigo ser mesmo muito muito antipática e de uma frontalidade que roça a má educação e a rudez, mas eu ali achei que não tinha a minima hipótese - estava gerado aquele efeito de grupo que os psicólogos tão bem sabem explicar e eu fui-me deixando ficar, sem dizer nada...
A dada altua, estava eu a tentar ler o meu livro, começo a tossir e a arranhar a garganta, porque realmente tinha vontade de o fazer, e a dignissima sra. que viajava ao meu lado vira-se para mim e pergunta: "Estou a incomodar?" Eu levanto os meus olhos do livro e olho-a por cima dos meus óculos e respondo com aquele ar de que me estavam a colocar uma pergunta deveras despropositada, adicionando uma pitada de desprezo: "Não... Porque? Acha que está a incomodar?" Ela pensou um bocado e disse: "Não, acho que não". E virou-se novamente para as amigas que começaram a tecer considerações sobre o conceito de liberdade num comboio...
Não - eu não disse nada - estava mesmo convencida de que não podia dar qualquer tipo de volta à situação. Mas levantei-me (praticamente sem pedir cá com licença nem nada dessa educações) e fui ao bar do comboio buscar uns head-phones, que me permitiam ouvir a Rádio Comercial que o comboio transmite. E assim alhear-me da tristeza dos quarenta... E assim foi - dormi quase até Lisboa, embalada pelos exitos musicais do momento.
Chegada a Lisboa, estava eu a preparar-me para vir embora, passo uma vez mais pela sra., sem com licenças sem nada e tiro a mochila que estava por cima do banco. Ao mesmo tempo, a sra. também se levanta. Eu, ao colocar a mochila às costas, dou~lhe com o saco, mas assim mesmo em cheio! Ela começa logo, em grande estardalhaço, a queixar-se às amigas... Digo eu, com voz bem colocada, cabeça levantada e altamente sarcástica (ao estilo "vou-me desforrar, sua abécula!")
"Oh... Desculpe - Estou a incomodar?"
Nem esperei pela resposta - virei costas e segui.

6 Comentários:

Às 31 janeiro, 2006 13:26 , Anonymous Anónimo disse...

Ves...
Se fizesses essas viagens como eu o outro rapaz do benfica, em que vamos sempre com as sagres na mão, talvez não tivesses situações desse género.
Em vez de tares com um livro que isso só te da cultura, pega numa beer e liberta a tua mente e não só...
:)
Beijos

 
Às 03 fevereiro, 2006 13:36 , Anonymous Anónimo disse...

POR FALAR EM BENFICA !
O LIEDSON FOI MULTADO A SEGUIR AO JOGO!!
PORQUE?? PERGUNTAM VOÇêS!
PORQUE PASSOU OS VERMELHOS TODOS!!
MAIS O TERRAMOTO QUE SE SENTIU EM LISBOA 1.3 NA ESCALA DE LIEDSON

 
Às 03 fevereiro, 2006 14:58 , Blogger Morgana disse...

AhAhAh!! Tanta piadinha!... Vê lá se não sou eu que te dou um cartão vermelho!

 
Às 05 fevereiro, 2006 15:59 , Anonymous Anónimo disse...

Esse vegeta parecer boa pessoa...
Pois é parece que até ja estou a adivinhar o proximo resultado so benfica...
É que isto agora sempre a perder por 3-1 ate tira a piada as coisas....

 
Às 10 fevereiro, 2006 19:05 , Anonymous Anónimo disse...

Estou mesmo a imaginar a cena... 5 galinhas em modo de "vamos todas à casa de banho"! Podias usar os teus contactos na CP para colocarem um tóclismo para esse tipo de situações...
Gostei da latinidade da tua desforra! 5*
Bjs

 
Às 20 fevereiro, 2006 22:53 , Blogger Tripeirinha disse...

bem, só mm tu pa me fazer rir deste maneira de uma situação deste calibre!!!
é q tou mm a imaginar a cena, e conhecendo-te cm conheço, ainda melhor!!!!!
boa, é assim mm, o respeitinho é mto lindo, e n é só pos mais velhos!!!
bjs

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Free Counters