sexta-feira, dezembro 09, 2005

Desde a última vez... Estamos quase no Natal!!!


Sim, estive ausente. Durante uns dias nem tempo tive para vir actualizar o meu blog, mas agora cá estou eu.
Antes de me "atirar" ao propósito que me leva a colocar um novo "post", queria só dar uma resposta à minha questão "Será que o Nuno Markl vem ao Porto fazer sessões de autógrafos?" - Veio sim senhor, e eu estive com ele :) E que engraçado que foi chegar ao pé dele e dizer - "Olá Nuno, sou a Morgana!".
Bem, passado isto - e pronta para as bocas foleiras que já se preparam para disparar - vamos ao real propósito do "post":
Como já devem ter dado conta, estamos perto do Natal, essa época maravilhosa de encontros familiares, partilha e comunhão, solidariedade, esperança e paz. Ou seja, tudo aquilo que encontramos e podemos apreciar de perto quando estamos num centro comercial apinhado de gente que se empurra e despreza mutuamente, na busca "daquela" prenda... Ah, e altura de Pais Natal pendurados nas varandas e janelas de todo o Portugal, em substituição da bandeira nacional que apoiava a selecção!!
E é isso que é o Natal actualmente - prendas. Ok, não é só isso - prendas e comida. Ok, se podermos juntar a familia para abrir as prendas e comer, melhor. Mas mais do que isto (salvo as raras excepções - assim todos ficam satisfeitos!), não é.
Invariavelmente ouvimos que, acima de tudo, Natal tem a ver com familia. E ainda bem. A familia junta no Natal é importante - sabemos com o que contamos, e isso é reconfortante. Sabemos que da Tia Mimi recebemos mais um par de meias e um conjunto de panos da loiça, também sabemos que o primo de 10 anos vai chorar baba e ranho quando perceber que após abrir trezentos e não sei quantos embrulhos, não vai receber "aquele" jogo para a Playstation. Sabemos ainda que os avós nos dão um dinheirinho que vai direitinho para gastos alcoólicos na passagem-de-ano e que a fava do bolo-rei vai para o pai - que é como quem diz - paga a despesa... Ah, e vai sempre haver um levantamento de um qualquer assunto do passado que deixa um ente familiar à beira de um ataque de nervos e que só não explode porque... é Natal! E bêbados - uma ceia de Natal que se preze conta sempre com a presença de alguém que abusou do champanhe ou vinho do Porto. De preferência homem (que a mulher está sempre ocupada com as pilhas de loiça suja que se faz por estas alturas), meia-idade, camisa aberta e fio de ouro a fazer-se notar!
Eu adoro o Natal!

4 Comentários:

Às 11 dezembro, 2005 17:59 , Anonymous Anónimo disse...

Pois é, é Natal. Essa data que no calendário marca 25 de Dezembro mas já nos vem olhos adentro desde Novembro (e, como li algures, "acaba quando finalmente percebemos o quanto gastámos, lá para meados de Abril do ano seguinte").
Família? Bem, tendo em conta que nos últimos dois anos passei o Natal em casa dos meus melhores amigos... Mas por outro lado está correcto. Afinal, os amigos são os irmãos que escolhemos, não é? E vá lá que este ano a minha mãe decidiu-se a juntar-se-nos nessa noite - que supostamente celebra o nascimento do fundador de uma religião em que eu nem sequer acredito!
Falaste dos pais Natal nas varandas mas esqueceste-te daqueles enfeites luminosos (pindéricos até dizer chega) que viraram moda desde que as lojas de chineses invadiram o nosso país. Com tanta luz a piscar desordenada e coloridamente, não há miopia que resista! Bem, talvez agrave de tal modo que eles se decidam a operar-me!
E as prendas! Quem é que não gosta de prendas?! E já sei que vão pensar que me estou a armar em boa Samaritana, mas a sério que gosto mais de dá-las que recebê-las. A quem merece, DUH! De preferência algo que a pessoa queria mesmo, ou que lhe faz mesmo jeito, e então ver aquele brilho nos olhos dessa pessoa e saber que fui eu que o pus lá.
Mas mais que as prendas são os postais! Isso é o que eu mais gosto no Natal - de encontrar as palavras e imagens certas para cada um dos meus amigos! Aliás, já disse que um dia que morra, hão-de escrever na minha lápide "aqui jaz Renata - boa amiga, fotógrafa, e menina dos postais" (um aparte: continuo a querer ser cremada, mas em vez de lançarem as cinzas ao mar, guardem numa caixinha com símbolos celtas e enterrem - acho que mereço uma lápide com umas palavrinhas a honrarem a minha memória, caramba!).
As minhas prendas já estão todas compradas e embrulhadas - como é bom gozar com aqueles cromos a correr para as lojas no último momento! E os postais todos impressos e dentro dos envelopes devidamente endereçados (vão para o correio esta segunda). E agora é só esperar pelo tal dia, em que me vou satisfazer com o perú da D. Fátima! É isto que o Natal é para mim.

 
Às 12 dezembro, 2005 23:16 , Blogger Dreamaster disse...

Porra isto é q é escrever. Qto ao assunto, é verdade q tá mais acima de tudo a furia consumista do q a atitude solidaria q mesmo q exista não sobrevive para alem da epoca natalicia.
Já agora o meu blog foi actualizado: http://amoscaamarela.blogspot.com/

 
Às 17 dezembro, 2005 12:16 , Blogger Tripeirinha disse...

Minha querida, concordo em grande parte com o que disseste mas acho que acima de todas as hipocrisias de que é feito o Natal, temos de reconhecer que, ao menos nesta época, se lembram de ajudar, de serem solidários, etc. É óbvio que estes sentimentos deveriam permanecer pelo resto do ano mas infelizmente as mentes humanas ainda vivem na ignorância....
De qualquer forma, desejo um Feliz Natal e uma entrada no novo Ano com muita felicidade para todos!!! Sei que tu sabes que é do fundo do coração que desejo tudo isto e muito mais para todos :)

 
Às 23 dezembro, 2005 05:35 , Anonymous Anónimo disse...

Amiga cheguei a casa a estas horas e deu-me para as filosofias...
Pois é o Natal não é nada mais do que escreveste, peugas, cuecas/boxers, estórias do passado/presente das familias (e que estórias...), dinheiro e claro muitas narças (lembro-me que a tres anos acabei anoite nos Açores deitado no chão a olhar para o tecto).
Olha queria desejar-te um fucking good christmas e para o teu homem...
Abraços, beijos e até a proxima que espero seja em breve :)

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Free Counters