quinta-feira, novembro 19, 2009

E filhos?



Cá vou eu insistir num assunto que me persegue e para o qual só tenho estas expressões: ESTOU FARTA! "DESLARGUEM-ME"!

E a "farteza" tem por base esta simples questão: E filhos?

Pois para que fique registada e definitivamente concluída esta questão:

Eu sei que tenho 31 anos (aparentemente uma idade avançada), que sou gaja (o que parece que me confere assim uma vontade inata em procriar), que essa é a ordem natural das coisas (sim, há pessoas que verbalizam que é esta e só esta é a ordem natural das coisas) e que ter filhos é assim a melhor coisa do mundo. E arredores. Será?
Pois bem, tenho a informar que eu sei isso tudo. Já ouvi isso tudo. Desde os meus, vá lá, 25 anos que oiço essa cantilena. E também escusam de me lembrar que estou com o meu namorado há muito tempo e que "está na altura". Assim como está na altura para os meus pais serem avós. E todas as demais argumentações que queiram usar, como aquela hilariante de que eu sou uma pessoa muito responsável.

É que... Honestamente: eu começo a achar que corro o sério risco de nunca vir a ter filhos apenas e só para irritar e provar a todas essas pessoas que essa não é a ordem natural das coisas e muito menos a única e que uma gaja pode não ter esse como um objectivo de vida e ser - espante-se - realizada! E feliz!
Não ter filhos para "irritar e provar" seja o que for a alguém é uma coisa parva de se fazer, mas raios me partam - Para já: tenham voces os filhos e sejam felizes e realizados voces com eles! Parabéns! E votos de saudinha!

Eu só quero dizer que efectivamente não sei. Não sei se vou ter filhos ou tão pouco se quero ter filhos. E não saber é também uma forma de estar na vida.
Mas uma coisa eu sei. Sei que a minha condição de mulher não depende disso para ser feliz. E isto eu não sei, mas tenho sérias dúvidas que seja assim uma coisa muito acertada pôr filhos neste mundo, dada a crise, a instabilidade a vários níveis e tudo o mais. Assim como não sei se é efectivamente a "melhor coisa do mundo", porque às coisas todas que o mundo tém para oferecer, teria de as experimentar primeiro para depois opinar e escolher a "melhor".
Ás vezes, ter filhos, parece-me mais um acto de egoísmo do que propriamente de amor, mas enfim... Essa já será uma outra conversa. E para a qual eu não devo ter as qualificações necessárias - podem alguns considerar, visto que nunca pari.

No entanto, não quero acabar este desabafo sem antes deixar aqui algumas hipóteses de conversação comigo, para aqueles/as que não sabem o que me perguntar quando me encontram. Porquê que não me perguntam antes coisas deste tipo: Tens viajado e conhecido outras culturas? Tens estudado e contribuido assim para a tua formação? Tens tido projectos interessantes a nível profissional? E espectáculos, tens ido a alguns interessantes ultimamente?"...

Gostava muito que deixassem os meus óvulos em paz.
Eles agradecem. E eu deixo de revirar os olhos e passar por uma "gaja esquisita" cada vez que respondo à teimosa pergunta que se parece impor perguntar a quem tem trinta e poucos anos e uma vagina.

6 Comentários:

Às 19 novembro, 2009 15:22 , Blogger Oliveirinha disse...

Bom...não podia deixar passar em claro uma coisa que me parece...no mínimo inconsciente...mas quem é a alminha que diz que és muito responsável??? Provavelmente alguém que não te conhece lá muito bem...para não ser mais mauzinho!! Quanto ao resto...poderei apenas dizer que nunca falarei dos teus óvulos...nem tão pouco perguntar uma coisa dessas...só pelo simples facto de teres uma vagina!
Beijos ;)

 
Às 19 novembro, 2009 15:49 , Blogger Morgana disse...

Pois - hilariante essa do "responsável"!
E obrigado pela tua não-pergunta sobre o assunto.
Agradecemos - eu e os óvulos :)

 
Às 19 novembro, 2009 22:35 , Blogger Fumício disse...

E MAI NADA! E que se fo*** as pessoas com ideais tão tacanhas e retrógadas como essa!
Tens em mim um belo exemplo desta espécie tão estranha e invulgar de mulher que somos!
Eu, por exemplo, que sempre disse que queria ficar para tia, já sou! Sonho realizado!Mais um aliás! Tirando o facto de ter a profissão que sempre quis, manter os amigos de sempre e continuar a ser a pessoa independente que sempre fui!
E somos duas, soulmate!
Que tenham filhos as mulheres que precisam de um novo alento para a vida, que nós vivemos bem assim! Só nós e a nossa vagina!:)
Beijo do tamanho do meu cabelo!
T.

 
Às 25 novembro, 2009 13:58 , Anonymous Filipa disse...

Como sempre muitíssimo bem opinado!

Não podia deixar de comentar este tema, que como sabes, concordo a 101% contigo.
Tal como tu, eu com os meus 32 aninhos, também já estou farta de ouvir essa converseta, felizmente não de amigos, mas sim de família e conhecidos, que fazem questão de me relembrar que "já passei a idade", "é muito triste envelhecer sem filhos, quem é que vai cuidar de nós na velhice", e a mais delirante: "se optar por ser mãe mais velha, quando forem adolescentes vou parecer avó deles".
No entanto não digo NUNCA, se acontecer, aconteceu e também não sei o dia de amanhã, até me pode apetecer... porque não? Será errado?
Mas respondendo à nossa amiga T., não me parece que o facto de se ter filhos seja um acto tacanho e retrógrada e um exclusivo de quem quer dar um novo alento à vida. Concordo bem mais com a C. (ou M.) quando o refere como um acto egoísta, principalmente quando há quem os tenha só para salvar relações…
Mas posso garantir que, se algum dia tiver filhos (meus ou adoptados), será porque tenho vontade e não porque necessito de um novo alento - sou uma mulher bastante realizada e os meus alentos nunca passaram, nem passarão por aí.

Beijo, não do tamanho do meu cabelo, porque iria ser pequeno, mas do tamanho da nossa distância, que assim já é bem maior.

 
Às 26 novembro, 2009 20:00 , Blogger Fumício disse...

Só para responder à F., não são as pessoas que têm filhos que são tacanhas, mulher!!! Coitadinha da minha mãe! Tacanhas são as pessoas que estranham o facto de chegarmos a esta idade e não os termos porque simplesmente acham que faz parte da condição de ser mulher! Esclarecida?:P
Beijos
T.

 
Às 14 dezembro, 2009 15:02 , Anonymous David Mustarda disse...

Mas que raio de conversa è esta?
O almoço/jantar jà esta pronto? Não, e porque? Porque estão todas a dar á letra, isso è que è importante discutir as paranòias das gajas,e se em vez de opinarem tanto se "pinassem" mais ? Isso seria um bom motivo para se discutir.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Free Counters