terça-feira, julho 21, 2009

Aventuras Festivaleiras


Quero começar logo assim, com um "recado". Aos senhores dos Marés Vivas, tão zelosos das pulseirinhas obrigatórias para os 3 dias do evento, a trocar pelo bilhete que era furado, e que queriam evitar a todo o custo que a malta partilhasse o bilhete, ao estilo - hoje vou eu amanha vais tu - tenho a anunciar que só o meu bilhete serviu 3 pessoas: eu própria, que adorei ver Lamb e Kaiser Chiefs; o meu namorado, que na Sexta viu Scorpions e Guano Apes e uma amiga, que no Sábado foi ver Keane. O bilhete de outra minha amiga serviu igualmente outras 3 pessoas: ela própria, que foi comigo na Quinta mais o pai e o namorado da minha amiga que viu Keane no Sábado.
Se acho isto bem? Não perdi até à data tempo algum a formar uma opinião sobre um assunto que me parece irrelevante. Se compreendo os propósitos da organização do Festival? Claro que sim, isso parece-me bastante óbvio e evidente, principalmente se estivessemos atentos às explicações que nos davam quando nos colocavam a pulseira no primeiro dia do evento: "vou-lhe por esta pulseira, que não pode tirar até ao último dia e se a perder ou danificar, não pode entrar mais no recinto!", diziam eles... Para um Festival que começou por ser completamente gratuito, a ganância cresceu e de que maneira. Compreendo-a na mesma e exacta proporção que a desprezo.
Ah! E o meu bilhete, assim como o da minha amiga, era um convite...

Pois bem, então e eu que escolhi ir ao SBSR o que é que vos posso dizer?... Bem, depois do cancelamento de Depeche Mode, sabe-se lá exactamente porque e eu já ouvi das mais variadas razões, carreguei baterias para Killers. E lá fui eu, rumo ao Estádio do Restelo. Dessa tarde e noite tenho duas coisas a dizer: Killers foi excelente (mas assim muito, muito bom!) e tudo o resto inerente ao Festival foi mau (mas assim muito, muito mau!).
Das restantes bandas e cantoras presentes confesso que não posso falar muito, porque não ia com o objectivo de lhes prestar muita atenção e foi isso exactamente que fiz. Apercebi-me, com este ouvido duro para a música, que o som não estava grande coisa e fiz figas para que em Killers estivesse melhor. Tenho de arranjar outro esquema que este das figas não é grande coisa...
Das condições do Festival em si, só posso dizer que foram péssimas: quando há poucas casas-de-banho disponíveis assim como sítios para comer, é normal que aconteçam duas coisas - pessoas aborrecidas e recantos com cheiros duvidosos.
Salvou-se a vontade de emborcar cerveja, que bares havia de sobra, espaçosos e com bastantes colaboradores. Já para não falar dos meninos de bidão às costas. Mas também estávamos no SBSR, se assim não fosse é que era estranho, afinal este era o sítio e o momento ideal para evacuar o produto que dá nome ao evento.
O produto é bom. O evento, nem por isso...

7 Comentários:

Às 21 julho, 2009 23:09 , Anonymous David Mustarda disse...

AAHHHH!!!. SBSR… o que eu mais gostei foi do tema “ enjoy the silence” dos D.M.
Sim, senhora que belo cancelamento, que bela prenda para os fãs que muitos deles percorreram grandes distâncias para os verem, nunca vi tamanha falta de profissionalismo, de uma banda que se diz profissional.
Ele ou eles, D.M. têm que inventar uma desculpa mais credível para os fãs que com muito ou pouco custo os querem ver, com sol ou com chuva, com despesas e encargos que acarretam ver um concerto ou festival. Meus amigos, ninguém vos paga isso e tenho-vos a dizer algumas verdades que a meu ver são legítimas. E isto já me custou umas discussões, nada de mais, mas têm que ser ditas doa a quem doer, todos nós cumprimos prazos, obrigações e deveres seja a entidades publicas, patronais e até familiares e se às vezes não as cumprimos temos que pagar despesas de custo, indemnizações, multas etc.
Ex. 1-Fui ver Scorpions ao Marés Vivas, eu sei estão velhos, carecas, cantam pelo nariz e são mais antigos que a Sé de Braga, mas nunca me deixaram mal nem aos fãs. Até houve 1 vez que tinham o baixista doente e quem tocou foi um “rodie” e ninguém deu pela diferença, isso sim é profissionalismo e segundo um relato de um grande amigo meu que já os viu em Outubro, com chuva e frio e o vocalista não estava em grande forma mas mesmo assim lá cantou.
Ex. 2-Metallica, algures nos anos 80: James Hetfield partiu um braço sabe-se lá como mas não cancelaram nenhum concerto em vez disso contrataram o John Marshall dos Metal Church para tocar guitarra e o Hetfield cantou na boa - mais um exemplo de profissionalismo.
Ex. 3-Axel Rose algures nos inícios dos 90 em Alvalade entra em palco e escorrega não sei em que, cai com o costado no chão mas canta 3 ou 4 músicas deitado, levanta-se com os joelhitos a sangrar mas continua com o concerto, profissional, claro.
Ex. 4-Até aquele “bacoco” do Gabriel Pensador (de que… piada tripeira) mandou uns “bitaites” sobre Portugal e quando chegou ao aeroporto por obra do Espírito Santo caiu e partiu a perna (Deus existe), mas apesar disso deu os concertos que tinha agendado, em cadeira de rodas, o que lhe assentava muito bem, profissional lá esta.
Meus amigos, podia estar aqui a noite toda a citar exemplos, mas o que verdadeiramente importa é a falta de consideração pelos fãs e o desprezo de como que se lida com isto: distensão muscular? Porra, eu não quero que ele corra os 100 metros barreiras em palco ou salto em comprimento, para isso ia ver o Nelson Évora.
Mas voltando ao inicio, eu não sou fã dos D.M. e ainda bem, mas tenho amigos e familiares que o são e foi uma grande desilusão para todos, para não falar na recuperação do dinheiro dos bilhetes (ainda bem que não foi comigo), por isso vos digo reclamem, protestem, façam barulho, enviem e-mails para todas as bandas que fazem este circo, em que nós somos os palhaços pobres.
Isto nunca me aconteceu com um banda que eu gosto, mas estou sujeito como toda a gente que anda nesta vida, mas digo-vos uma coisa, meus amigos, se tivesse que me deslocar a uma grande distância, gastar dinheiro em viagens e tempo, tratava-os tão mal no site da banda, site dos fãs, enviava-lhes tantos e-mails que a caixa até explodia, e vinham cá tocar de borla só para me calar!
E isto não é ser do contra ou mau feitio, acho que é ser simplesmente justo e sincero.
Tenho dito.

 
Às 22 julho, 2009 09:54 , Anonymous Pieni disse...

Bem, o que eu me ri agora com esse esquema das figas.
Relativamente a Depeche Mode ainda só ouvi duas versões: a oficial, que diz que ele torceu o tornozelo, e a não oficial (e mais plausível) - drogas.
Eu não sou fã de festivais, principalmente os nossos - misturam sempre muita coisa e normalmente aquilo que quero ver não vale o dinheiro e o sacrífico de levar com as restantes bandas. Para não falar da confusão e dos restantes factores que mencionaste - som, quartos-de-banho... E para beber Super Bock, mesmo que o preço seja em conta (não sei porque não bebo), certamente que não é mais barata que nos hipermercados...

 
Às 22 julho, 2009 13:58 , Blogger Morgana disse...

Eu posso adicionar a essas duas versões que ouviste (e eu também), mais outras duas: o vocalista tem um cancro não sei onde que estava controlado e que entretanto se descontrolou e a baixa afluência, vista pela baixa venda de bilhetes, fez com que eles cancelassem... Destas quatro, não faço a mínima ideia qual a correcta, se é que alguma é a correcta. Só sei que não vieram e independentemente do motivo, é sempre uma coisa aborrecida para quem estava a contar com eles.

 
Às 22 julho, 2009 17:25 , Anonymous VEGETA disse...

Distensão muscular?
Pois, pois, a única distensão que lhe deve ter dado foi um nó cego no cérebro.
Estou totalmente de acordo com o Mustarda, quando se refere ao desprezo que dão aos fãs.
Mas enfim a malta não se une e dá nisto, o que ouvi dizer foi que vinham cá em Novembro não sei se é verdade ou mentira.
E os “palhaços pobres “ vão outra vez a correr para ver os palhacinhos ricos a actuar,
Isto é, se eles não derem outra desculpa á ultima hora tipo: teve uma “crise” e está a aconselhar-se com seu “ Personal Jesus”.
Bem já chega de falar nisto, também estou de acordo com a Pieni no que se refere á mistura de bandas que actuam nos festivais aquilo parece um raio de uma salada de frutas.

 
Às 27 julho, 2009 17:36 , Anonymous Michael Máyónése disse...

Olá a todos...

Em relação a este assunto dos DM, realmente acho este "episódio" um pouco triste! Pessoalmente, não sou grande fã de DM nem fui uma das centenas de pessoas que compraram o bilhete. E ainda bem!) A falta de profissionalismo, (como o Mustarda disse!) em parte concordo que o são, apesar ter a perfeita noção de provavelmente o concerto ia ficar mais "pobre", mas não deixava de ser um concerto e os fãs não ficavam na M#$%@A... Das várias "desculpas" que já foram dadas, sinceramente não sei qual está mais perto da verdade e na realidade pouco me interessa!) Mas vou-me focar na "oficial" (o que duvido muito que seja verdade...). Distensão Muscular!!!!
Ok! Vamos supor que realmente foi verdade! E... Será que já ouviram falar em muletas?????
"Aí não, as muletas são feias e não combinam com a minha roupinha de panisga!!!!"... PÊLA MOR DE DEUZZZ!!! Isso não se faz a ninguém! OLHA, ESCUTA!!!! O que eles querem é aparecer com as suas roupas paniiiiisgas! É isso que eles querem! Que vão mazé trabalhar como os outros e fazer algo de útil para a sociedade! Apanhar batata e Coives… Isso é que era! Até dava para fazer outra música!!! Ohhhh, yeah…. Ohhhh, yeah…. ENJOY MY BATATA!!! Ohhhh, yeah…. AND COIVES TOO… IT’S A WONDERFULL SOUP, FOR ME AND YOU! Ohhhh, yeah…. LOL Agora, mais a sério! Seja qual fôr a razão quem ficou a perder foi os fãs, embora conheça alguém que ficou a ganhar! LOL;) Beijos e abraços

Michael Máyónése

 
Às 27 julho, 2009 18:00 , Blogger Morgana disse...

Eu também conheço alguém que ficou a ganhar :P Aliás, conheço até 5 pessoas que ficaram a ganhar - uma foi ver Killers à borla, 3 foram ver Killers a 20€ e outra ganhou 60€ com esta história do cancelamento de DM. Portanto, concertos à parte e nem tudo é mau. Aliás, Killers foi excelente, como já disse :D

 
Às 28 julho, 2009 11:12 , Anonymous Nazgul disse...

Killers!!!!
Killers!!!!
Não , Killers é de homem, é homem!!
Sim, sim.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Free Counters