quinta-feira, maio 14, 2009

É sempre a mesma coisa... Que aborrecido!


O projecto-lei do PS para impôr a inclusão obrigatória da educação sexual nos projectos educativos das escolas vai hoje ser viabilizado por todas as bancadas parlamentares - foi o que comecei a ouvir no rádio, logo de manhã, a caminho do trabalho.
Do tal projecto, sei apenas que para além da exigência da inclusão obrigatória da educação sexual nos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, o diploma socialista impõe também a existência de um professor coordenador para esta matéria e que, designadamente no secundário, seja dado conhecimento aos jovens da legislação e serviços a que podem recorrer no âmbito da saúde sexual reprodutiva.
Este projecto-lei dá corpo às conclusões do grupo de trabalho para a educação sexual coordenado por Daniel Sampaio, e prevê também a distribuição gratuita de preservativos nas escolas.
Muito bem, pensei eu. Mesmo sem saber todos os detalhes do tal projecto-lei, parece-me uma excelente medida, já que por aqui ainda é um tremendo tabu falar de sexo com os pais. Com os pais, ou seja, aqueles que deveriam ser os principais agentes da educação sexual (e não só) dos filhos - mas que não são. E como não são, alguém (leia-se Estado) tem de fazer esse papel. Porque a mim parece-me que interessa a todos - Governo incluído, claro - que a vida sexual de cada um seja iniciada e continuada de forma consciente e informada. Ou não? Pois... Parece que não é assim para todos...
A Igreja Católica, que todos sabemos, tem sempre um imenso interesse e opina muito sobre tudo o que envolva sexo, não vê isto com com bons olhos. O que não me espanta, afinal é um assunto que não domina e quando não se domina algum assunto o mais natural é sermos do contra.
A lei, que prevê a distribuição gratuita de preservativos aos alunos do secundário, é uma lei que deve ser cumprida também pelos colégios católicos com apoio do Estado - o que me parece bastante óbvio, já que me pareceria uma discriminação se assim não fosse.
Mas as escolas católicas dizem que não vão cumprir a legislação, porque consideram inconcebível que o Governo queira obrigar a acatar uma lei que vai contra a consciência católica. “Se temos um projecto educativo com determinados valores, temos o direito de alegar objecção de consciência”, foi o que disse um dos padres questionados sobre o assunto.

Continuei a ouvir o rádio. Mas já ia perdida nos meus pensamentos... Entre eles, aquela questão de "mas são mais que os outros? não vão cumprir e lei? o que é que tem a ver com isto?", para logo a seguir filosofar sozinha. É que isto é tão só e apenas uma questão pateta - se os valores que passam nesses colégios às crianças são assim tão relevantes e importantes, porque que estão preocupados com a distribuição dos preservativos? Se são eficazes na passagem da mensagem e valores católicos, certamente todos os meninos e meninas irão virgens para o casamento e só terão relações sexuais para procriar. Não será assim? Ou estão preocupados com a ineficácia de uma mensagem que no século XXI faz tudo, menos sentido?
Mais - mesmo que assim não seja e uma jovem rapariga ou rapaz fure esta visão das coisas e inicie a sua vida sexual, não será melhor que tenha todas as informações necessárias e preservativos à mão? Naquela... ser uma pessoa consciente e informada. E até pode estar num colégio católico, que ninguém lhe leva a mal. Tirando os padres, claro.

Bom... É mais uma vez a Igreja Católica no seu melhor estilo, na promoção da ignorância do rebanho que lhe teima em fugir. E ainda se espantam eles com tamanha debandada...

2 Comentários:

Às 14 maio, 2009 13:30 , Anonymous Pieni disse...

»A Igreja Católica, que todos sabemos, tem sempre um imenso interesse e opina muito sobre tudo o que envolva sexo«. Não creio que seja bem o querer contrariar um campo que não se domina e sim que se INVEJA. O que não deixa de ser engraçado, pois se a luxúria é um dos 7 pecados mortais, a inveja também o é.

 
Às 14 maio, 2009 14:57 , Blogger Morgana disse...

E acima de tudo - A inveja é uma MERDA! LOL!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Free Counters