quarta-feira, janeiro 28, 2009

Andar de STCP


Quando tenho que me deslocar dentro do Porto é habitual usar o autocarro, quando o metro não me leva onde preciso. E sempre que faço isto (ou quase sempre) acontece uma situação que me deixa a matutar.
A chamada terceira idade gosta muito de andar de autocarro. E eu não tenho nada contra isso. Mas não posso apreciar aquela atitude que TODOS tem em se sentar nos bancos junto ao corredor, deixando os da janela livres e, basicamente, impedindo a passagem de quem se quer sentar. Vai daí, há sempre duas coisas que podem acontecer: ou vai meio autocarro sentado mas só nos bancos junto ao corredor e as restantes pessoas de pé ou, alguém mais espevitado pede licença para passar e se sentar no banco junto à janela e, a terceira idade que com todo o direito veio dar uma voltinha à Baixa, faz um grande esforço para facilitar a passagem e, muitas vezes justifica o seu critério de escolha de lugar dizendo - "É que eu vou sair primeiro"...
Gostava aqui de dizer que não lhes reconhecia essa habilidade de previsão do futuro. Fico feliz por eles mas mesmo assim esta teoria em que assim tem mais facilidade em sair quando querem, deixa-me confusa. É que se enganam muitas vezes (já para não dizer que acho foleiro só pensarem neles) e depois lá está - mais um esforço para se voltarem a desviar e deixar sair a pessoa que foi espevitada e se sentou junto à janela e que, no fim das contas, até saía antes deles.
Porque que é que será que fazem isto? Será que acham que se se sentarem junto à janela e depois alguém se sentar ao lado deles - trancando-os! - nunca mais conseguem passar para o lado de cá? Será que acham REALMENTE que vão perder sempre a oportunidade de sair onde querem, andando infinitamente no 600 que vai para a Maia?
E já agora... Alguém me pode dizer se por alguma arte mágica eu me torno invisível nas paragens dos autocarros? É que quando o dito cujo chega, parece que ninguém vê que eu já lá estava...

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Free Counters